terça-feira, 23 de julho de 2013

Biblioteca Dr. Sérgio Farina

Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Farina

Emerson
Geisiele
Yuri

A biblioteca foi fundada há quase 60 anos. Acredita-se que foi criada quando a escola foi feita. Os livros vêm do governo estadual e federal, de doações de colegas, ex-professores e alunos. Pagamentos de multas e inscrições também servem para adquirir livros novos. Não existe uma frequência de chegada de novos exemplares para o acervo, é de acordo com o governo, as doações e a possibilidade de compra.
Para retirar livros é necessário ter uma ficha que custa R$ 4,00. Pode-se ficar com a obra por sete ou 15 dias, dependendo do tamanho dela etc. Há direito de renovação do prazo de empréstimo.
Se o aluno esquecer, por algum motivo, a data de entrega do livro, será cobrado R$ 1,00, por dia, de multa. Caso perca, deverá dar outro para a escola. O aluno pode retirar três livros: um de leitura pessoal e dois de estudo ou de sua necessidade.
Existem também alguns computadores para pesquisas, etc. Há mais ou menos 28 mil livros no acervo. Os alunos costumam pesquisar igualmente em livros e computadores.
Há também um piano na biblioteca, que pode ser usado por aqueles que sabem tocá-lo. Ele chegou à biblioteca na gestão da diretora Margarete.
A biblioteca abre três manhãs, três tardes e quatro noites por semana. O nome foi dado na gestão da professora Neusa, em julho de 2010.
A professora Carmem Suzana, uma das coordenadoras da biblioteca, afirma que depois de aceitar esse cargo, teve mais contato com os setores da escola, com os alunos, os professores e os funcionários.
Ela percebeu que, na maioria das vezes, os alunos leem os livros obrigatórios, mas que procuram bastante por livros da “moda” (por isso afirma que esses, provavelmente, são os livros preferidos dos jovens), principalmente por sagas.
Ela diz que apenas orienta os alunos, que não costuma “indicar” um livro. E diz também que acha a biblioteca um setor muito importante na escola, pois a leitura “abre novos mundos”. E considera bom seu relacionamento com os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário