terça-feira, 23 de julho de 2013

Importância da biblioteca na escola

Importância da biblioteca na escola
Na escola Pedro Schneider, coordenadora revela a importância da biblioteca que chegou a melhorar sua saúde
Diego Dapper
Ernesto Ostjen Della Mea
Lucas Henrique dos Santos Petry

A biblioteca sempre teve uma importância fundamental na a escola, pois incentiva a leitura dos alunos, desde as crianças das séries iniciais até os jovens do ensino médio.
            No Instituto Estadual de Educação Professor Pedro Schneider, há uma biblioteca que foi fundada juntamente com a escola no ano de 1954, primeiramente apenas o turno da noite. "Em julho de 2010, surpreendentemente, a biblioteca do Pedrinho passa se intitular Biblioteca Prof. Dr. Sergio Farina", conta a atual coordenadora, professora de biologia, Nilva Ela Schmidt.
            Com um acervo adquirido através de doações particulares, doações do governo federal e estadual e compra da própria escola, ela se orgulha ao afirmar que hoje a biblioteca tem aproximadamente 30 mil livros. E diz ainda: "Eu percebo que os alunos estão buscando, mais e mais, livros de terror, guerra e romance."
            Para retirar livros na biblioteca, é preciso fazer um cadastro, pelo qual se paga R$ 4,00. Esse cadastro precisa ser renovado a cada ano. Os livros a serem retirados podem ser para trabalhos escolares ou para leitura de interesse pessoal. Os livros podem ficar com os alunos pelo prazo de sete dias, podendo pegar até três livros de áreas diferentes entre si. Pode-se renovar o livro se este não tem procura. E se este estiver em atraso é cobrada uma multa de R$1,00 por dia, sem contar fins de semana e feriados.
            A biblioteca também oferece acesso a internet, além de ter um piano alemão, feito em Stuttgard, cujo uso pelos alunos só é permitido àqueles que têm um conhecimento prévio no instrumento. "Para felicidade geral sempre tem alunos que sabem usá-lo e nos presenteiam com um som agradável," conta a professora Nilva.

            Nilva foi orientada pelo médico, por questões de saúde, a se afastar da sala de aula e procurar um setor mais apropriado, então ela foi para a biblioteca. "Minha saúde está em equilíbrio com o trabalho aqui na biblioteca", afirma. E conta com um bom relacionamento com os alunos. "Eu me relaciono muito bem com todos os alunos que aqui frequentam".

Nenhum comentário:

Postar um comentário