terça-feira, 23 de julho de 2013

O dia a dia da Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Farina

O dia a dia da Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Farina
Professora Nilva Schmidt fala sobre rotina na biblioteca.

Hellen Gregio
Pâmela Almeida Alves
Rafaela Oliveira

Em 1954, fora fundado o atual Instituto Estadual de Educação Prof. Pedro Schneider, e junto com ele a biblioteca Professor Prof. Dr. Sérgio Farina, que antes era chamada apenas de biblioteca do Pedrinho, mas em julho de 2010 passou a ter seu próprio nome.
A professora de biologia Nilva Schmidt, também coordenadora da biblioteca, nos deu uma entrevista contando um pouco sobre a história e a rotina da biblioteca.
O número de livros do acervo foi crescendo, nos últimos anos, através de doações particulares, doações do governo e compras feitas pela própria escola. Todos esses livros têm numeração e classificação que obedecem às regras internacionais, e sua manutenção é feita pelas próprias coordenadoras e alunos que se disponibilizam a ajudar. No momento, a biblioteca conta com aproximadamente 30.000 volumes.
Para o empréstimo dos livros é necessário fazer uma ficha antes. Essa ficha é renovada a cada ano, e são cobrados R$ 4,00 a cada renovação. Os alunos podem retirar até três volumes por vez e, no caso de perda ou dano ao livro, é cobrado um novo exemplar ou o valor correspondente ao livro mais a multa por dia de atraso, que é no valor de R$1,00 a cada dia.
A biblioteca possui também um piano alemão que fora fabricado em Stuttgord. Os alunos que já possuem um conhecimento do instrumento podem tocá-lo. “Para a felicidade geral, sempre tem alunos que sabem usá-lo e nos presenteiam com um som agradável!”, afirma uma das coordenadoras.
Sobre o gosto dos alunos, a professora Nilva diz que eles estão procurando mais livros de terror, guerras e romance. E, por fim, a professora Nilva declara: “A recomendação que eu faço é que procure ler sempre temas variados e em áreas diversificadas para que você possa descobrir o seu gênero preferido e obtenha muito conhecimento através da leitura. Forme o hábito de ler!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário