terça-feira, 23 de julho de 2013

Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Farina

Biblioteca Prof. Dr. Sérgio Farina
Leonardo Luz Goulart
Lucas Ruchinsque
Tainã Bueno

A biblioteca da escola Pedro Schneider de São Leopoldo/RS foi fundada em 1954. Segundo uma das coordenadoras, a biblioteca tem importância fundamental na escola por vários motivos. É um local para ler, pesquisar, apreciar, fazer trabalhos, fazer e ouvir música, usar a internet. Essa porção de coisas que se pode fazer na biblioteca faz com que ela seja muito frequentada por todos os alunos da escola.
No início, a biblioteca levava o nome da escola, porém mudou várias vezes. Em 1954, quando foi fundada, recebeu o nome de Ginásio Estadual Noturno de São Leopoldo. Em julho de 2010, recebeu o nome de Biblioteca Dr. Sérgio Farina.

Acervo

O acervo foi crescendo através de doações particulares e do próprio governo federal. Os métodos de classificação e organização dos livros do acervo obedecem às regras internacionais de biblioteconomia. A biblioteca tem por volta de 30.000 volumes, tanto livros quanto revistas, para os alunos lerem. Para fazer empréstimo desse material é necessário fazer uma ficha, pela qual se paga uma taxa de R$ 4,00.
Após o cadastro feito, os livros que forem retirados devem ser devolvidos no prazo de sete dias ou renovados. Caso não seja cumprido o prazo ou não tenha feito a renovação, é cobrada uma multa de R$ 1,00. Em caso de perda ou danos no livro é cobrado um novo exemplar ou o valor correspondente ao livro danificado.
Os alunos buscam gêneros variados de livros, não há uma recomendação especial, tudo depende da idade do leitor e da necessidade. "Procuro ler sempre", diz a professora Nilva, que sempre varia seus livros e tenta descobrir o seu preferido, obtendo muito conhecimento. Isso tudo através da leitura.” Ela ainda deixa uma dica: “Forme o hábito de ler".

Nenhum comentário:

Postar um comentário